Ana Hirigoyen

Leia mais sobre mim!

Estilo Meu no Facebook

Estilo Meu no Pinterest

Estilo Meu no Instagram

Parceiros do Blog







1/9/2015 10 dicas para colocar o closet em ordem!
Nos primeiros dias do ano, traçamos metas a serem cumpridas, fazemos listas dos objetivos a serem alcançados até o fim do ano, etc… e muitas pessoas começam o ano colocando a casa inteira em ordem, afinal, durante o ano vamos acumulando coisas desnecessárias, e esta é a época perfeita para dar aquela geral!

Que tal começar organizando o closet?
Fiz um passo a passo, com 10 etapas, para ajudar e facilitar a vida de quem quer colocar o closet em ordem definitivamente!



1 - DESAPEGO
Desapegue do que não usa mais e do que não te favorece! Antes de começar o processo de organização, é essencial dar aquela geral no armário e separar as peças que não tem mais a ver com você, que já não servem mais, que já estão desbotadas, etc… Separe tudo e doe. Eu diria que esta etapa é a mais importante no processo de organização, então seja realista, e não se apegue às peças. Lembre-se que você ficará com mais espaço para novas peças!

2 - REPAROS
Depois de tirar do closet o que não vai mais usar, é importante que tudo o que ficou esteja em perfeito estado… Nesta etapa olhe todas as peças, e separe as peças que necessitam de ajustes (barra, apertar a cintura, sapatos que precisam trocar o salto,etc…) e também aquelas peças que precisam ir para a lavanderia. Por ex: aqui em Santos a alta umidade é um sério problema… as roupas de couro mofam rapidamente, roupas brancas ficam manchadas, etc… preciso sempre levar para a lavanderia.. se demorar muito, as roupas estragam.

3 - SEPARAR POR TIPO DEPEÇA
Separe e agrupe as peças por tipos. Ex: uma gaveta para regatas, uma gaveta para camisetas manga longa, vestidos curtos de um lado, vestidos longo do outro, e faça assim com todas as categorias de peças…

4 - SEPARAR POR CORES
Depois que você já separou as peças por tipo, organize cada tipo de peça por cores… você pode separar de acordo com seu gosto pessoal, eu separo assim: começo com as estampadas, depois vou do preto em degradê até o branco.

5 - SEPARAR POR OCASIÕES DE USO
Não gosto muito de classificar uma roupa por "ocasião de uso", penso que o melhor é conseguir otimizar uma peça um várias ocasiões, mas algumas peças realmente são difíceis conseguir isto. Ex: casacos de pele, vestidos longos de festa, etc. Neste caso, o melhor é separar estas peças que se usa pouco durante o ano e guardá-las separadamente.

6 - DIVISÓRIAS / GANCHOS / CAIXINHAS
Estes acessórios são excelentes opções para ganhar espaço no armário! Ex. Divisórias na gaveta de calcinhas facilitam muito a organização… pendurar os cintos e colares em ganchos, guardar os anéis e brincos em caixinhas com divisórias, etc… (no final do post tem links e informações de onde encontrar estes acessórios!)

7 - PADRONIZAR CABIDES
Usar cabides iguais facilita muito a visualização das pecas e deixa o closet visualmente mais organizado. Prefira os cabides finos, eles ocupam menos espaço.

8 - BOLSAS COM ENCHIMENTO
Para conservar as bolsas por mais tempo (principalmente as bolsas de couro) é importante guardá-las com enchimento dentro, para que elas mantenham o formato original e não deforme.

9 - SAPATOS A VISTA
é um erro guardar os sapatos dentro da caixa… elas ocupam muito espaço, e na hora de procurar um par de sapatos é difícil, pois você não vê o que tem dentro de cada caixa. A maneira como você vai organizar seus sapatos depende do espaço que você tem para eles no closet. Se tiver prateleiras grandes para eles, sugiro que deixe-os lá, organizados por tipo (tênis/salto alto / rasteirinha, etc…). Se não tiver espaço para deixa-los expostos, sugiro que coloque em saquinhos de TNT que tenham a frente em plástico transparente, assim você consegue identificar o par que está dentro de cada saquinho. Não esqueçam também que alguns sapatos também precisam de enchimento, ex: botas de cano alto.

10 - MANTENHA A ORGANIZAÇÃO
O segredo de um closet impecável é a constante organização! Depois de seguir todos os passos anteriores, seu armário vai estar lindo e super arrumado… é só manter!… no dia a dia quando for pegar aquela blusa no fundo da gaveta e bagunçar tudo, arrume na mesma hora, pois sabemos que se formos deixando para depois só vamos arrumar quando não estivermos mais encontrando nada de tão bagunçado que está..kkk (eu pelo menos era assim,rs).

Ufa!

Aqui, fiz uma seleção no Leroy Merlin de alguns acessórios ótimos para ajudar a manter o closet organizado:



Hoje é sexta-feira, e se você já voltou de férias tem ai um final de semana inteiro para cumprir estas etapas com calma e ficar com o closet impecável!

Aproveitem as dicas e mãos à obra!
Por Ana Hirigoyen
Aproveite e Comente!
1 comentário
Flávia Munir 2/20/2015 às 9:58 PM
ai, estou enrolando pra arrumar o guarda-roupa, mas vou tentar desse jeito que vc ensinou! Gostei destes acessórios para ajudar na organização, mas na minha cidade não tem Leroy Merlin… vc sabe onde encontrar algo do tipo no interior? Bj
Ana Hirigoyen 2/20/2015 às 10:11 PM
Oi Flávia, que bom que as dicas te ajudaram! Não sei qual é sua cidade, mas acredito que você encontre alguns destes acessórios em lojas mais populares e outros em lojas que vendem artigos de casa. Boa sorte! Bj
4000